segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Valeska a Arte de Fotografar e Poetizar: Os seis princípios básicos da fotogenia:

Valeska a Arte de Fotografar e Poetizar: Os seis princípios básicos da fotogenia:

Os seis princípios básicos da fotogenia:


1º - SIMPLICIDADE - Escolha sempre fundos descomplicados, para evitar o desvio da atenção do objetivo principal.
Para assuntos em movimento, deixar sempre o espaço maior no lado do sentido do movimento, caracterizando assim o deslocamento
Para fotos de horizonte, observar que a linha do céu não fique no centro da foto, também não esquecer do nivel da mesma
2º - REGRA DOS TERÇOS - Procure colocar o assunto principal sempre na posição de 1/3 (Tanto na horizontal como na vertical) do espaço disponível. Não esquecer da focalização perfeita a imagem.
3º - LINHAS - Linhas diagonais dão um toque dinâmico a foto, curvas em "S" são ótimas para se fotografar.
4º - BALANCEAMENTO - Observar sempre o arranjo de formas e cores, evitar sempre áreas sombreadas, assim como a mistura de áreas claras e escuras.
Para fotos de grupo de pessoas, procurar sempre juntar todos, de forma a não dividir a atenção.
As cores mais importantes para foto colorida são : Vermelho, Azul, Verde, Amarelo
As piores cores para serem fotografadas são: Rosa, Verde-limão, Laranja, Branco com Flash sem o filtro apropriado, qualquer côr em tinta a óleo, tons pasteis.
5º - ENQUADRAMENTO - Não devemos esquecer que a foto é a representação em 2 dimensões de uma imagem em 3 dimensões. Para se manter sempre presente a idéia de profundidade, é necessário escolhermos planos de imagem, dando assim a sensação das distâncias ( A colocação de um pequeno galho no primeiro plano, ou uma imagem, ajuda a dar a sensação de distância em relação ao fundo ou ao objetivo ).
6º - FUSÃO - Acontece quando o objetivo principal está se sobrepondo a outro do fundo, criando assim uma nova imagem que seguramente vai alterar a idéia inicial (Chifres em arvores).

Todo fotógrafo precisa saber: A regra dos Terços.

Não é necessária muita explicação para entender essa regra: pegue a sua imagem e desenhe mentalmente um “jogo da velha” nela. Os pontos importantes da sua foto devem ficar em alguma das 4 convergências dessas linhas recém-desenhadas. Se existirem linhas na imagem, dê preferência em posicioná-las junto às linhas do jogo da velha. Abaixo, nos pontos vermelhos, você vê aonde enquadrar os itens preferenciais da foto:
Essa foto do Museu Oscar Niemeyer (o “queridinho” dos fotógrafos de Curitiba) pode até parecer que não tem nada de mais, mas se olharmos mais “de perto”, veremos a regra dos terços em várias instâncias.


1. O exato centro do cone do meio encontra-se com a borda do cone que está em primeiro plano neste ponto, onde há uma convergência.
2. Os dois cones em segundo plano ocupam o lugar da linha que divide a foto em três horizontalmente.
3. O fim do cone em primeiro plano acontece bem na linha que divide a foto em três verticalmente.
4. Um pequeno detalhe que achei que deixou tudo mais interessante: essa borda que divide um dos 9 quadros da foto diagonalmente.
O importante não é saber a regra, mas sim saber quando e como usá-la.